top of page

Portas e janelas

Camila Araújo

Tem gente que é porta. Escancarada, pronta para deixar passar. “Deixa entrar”. E deixa entrar de tudo. Deixa entrar qualquer sentimento, deixa entrar amores, deixa entrar desilusões. Só vai deixando entrar, porque a abertura é ampla e, como numa corda bamba, recebe os seus convidados, os convida a sentar, oferece alguns regalos, agrados e prendas. Depois de sentados, expulsa aqueles que não combinam com o ambiente, porque, afinal, se é fácil entrar, é fácil regressar.

Tem gente que é janela. Que só tem uma pequena abertura e olha para fora somente para vislumbrar e namorar o horizonte, mas sem conseguir ultrapassar de onde está. Como dia desses, passando pela rodovia às margens de um presídio, a realidade de quem só pode ver o dia através de uma pequena fenda na parede, tentando colocar braços e pernas para fora – numa ilusão ou consolo de liberdade, mas sem sair do lugar.

Tem gente que é porta. Convida a entrar, convida a sentar. Os dias correm, passam-se meses e anos. E a porta fica aberta, no caso de a conversa acabar. Mas, por algum motivo, ela não acaba, ela continua, ela floresce. Essas pessoas ficam, permanecem. Às vezes elas partem, mas a porta continua aberta, no caso de quererem voltar – e, intimamente, não veem a hora de retornar.

Tem gente que é janela. Entende a beleza de tudo, porque é ampla e consegue contemplar além daquilo que se conhece. Mas, ao mesmo tempo, prefere a estabilidade do somente observar. Não liga se permanecer ali por muito tempo. Apenas espera que venha alguém, de vez em quando, no parapeito conversar. Mas, como não há espaço para ficar, não há nem como voltar.

Tem gente que é porta e janela. Depende da situação. Como numa casa. Se o dia está favorável, logo deixa tudo entrar, deixa a brisa soprar e o vento bater. Mas se vem a tempestade, logo se fecha por inteiro, como se não fosse possível espiar a chuva que logo vai passar.

A chuva... ela logo vai passar.

PS. Nós estamos abrindo nossas portas e janelas de novo, no caso de querer ficar por aqui. Não se preocupe, vai ser agradável, e a conversa vai ser sempre boa.

POSTS RECENTES

TAGS

Nenhum tag.
bottom of page